sábado, 15 de dezembro de 2007

Entre nós...

Certa vez, numa conversa dessas que se tem em qualquer lugar, com qualquer pessoa, um desses papo de ‘meia-tigela’ me chamou a atenção.
Um desses conterrâneos de papo disse uma coisa mais ou menos assim: “- O ser humano chegou a um nível de evolução tamanha que criou a capacidade de imaginar. E é essa capacidade que entre outras coisas nos faz acreditar que viveremos mesmo depois da morte, e que ainda assim, nossa ‘vida’ será bem melhor que a que tínhamos antes. O que vai acontecer comigo é o mesmo que acontece com os animais. Vão chorar pela minha morte – ou assim espero -, vou ser enterrado e devorado em algum tempo por uma infinidade de insetos. Trágico não? Independente de tudo, vamos todos morrer do mesmo jeito. E sabemos disso.
Mas me conforta a idéia que vou continuar vivendo. Me dá menos medo de morrer, sabendo que a morte é – ou assim espero – uma passagem para uma ‘vida’ eterna. Mesmo sabendo que tudo isso é pura e simples imaginação, essa oportunidade de poder fazer tudo que não fiz em um outro lugar é o que me faz viver dia por dia, calma e pacificamente.”
Talvez isso que meu amigo tenha dito seja a pura verdade. Mesmo sabendo a verdade, é mais cômodo acreditar que se formos – ou tentarmos ser – bons, honestos e o ‘escambal’, alguém lá de cima, que nos acompanha desde que nascemos, nos recompensará e nos levará ao chamado Paraíso. Talvez sim... Talvez não...
E você? Em que acredita?


4 comentários:

Unknown disse...

aai, q lindoo seu blog!! adorei, manda mt!!
bjocas, amore!

Gabrielle disse...

Eu tive que fazer um trabalho de filosofia no qual o assunto era a morte. Quando fiquei sabendo que o tema era esse, quase "morri". Nunca foi um dos meus assuntos prediletos, mas como não queria perder nota, acabei fazendo. E me surpreendi! Acabei recolhendo bastante material diverso.Em respeito as religiões, deu pra ver que cada um pensa de uma forma. Os espíritas acreditam que há vida após a morte, já os católicos crêem em reencarnação e purgatório. Há quem acredite que a morte é o fim de tudo.
Eu gosto de pensar que a morte é apenas uma passagem.
Muito legal teu blog! Fico feliz que tenha gostado do meu.
Beijão!

Anônimo disse...

eu acredito em vida apos a morte!

Unknown disse...

Oláaa !
bem falei que ia dar um jeito e conseguir. haha
falei que ia comentar em um por um, então vamos lá.Nossa fazia muuito tempo em que não visitava esse blog,estou bem atrasada,mais isso acabará hoje, bem adorei esse post, me lembra muito minha mãe e seu bezerra esses assuntos, assim espirituais!Eu não gosto uito de pensar na morte, apesar que eu acho que é só uma passagem, mais enfim eu acredito numa outra vida depois dela!

adoro vocêe! :))
beeeijão ;*