sexta-feira, 18 de junho de 2010

Ciúme vira-lata

Meu cachorro não tolera que toquem o interfone. Basta um mínimo som e ela já começa a latir, desesperadamente. Não se incomoda com quase nada, mas o barulho do interfone é uma afronta a sua integridade. Mas eu entendo porque. Interfone é a ameaça presente, é a certeza da invasão. Meu cachorro entendeu que quando ouve aquele barulho, significa que alguém vai invadir seu território, mexer nos seus ossinhos e quem sabe, leva-lo embora. Veio da rua e teme o retorno, mesmo que já tenham se passado tantos anos. Meu cachorro tem ciúme de mim.
E assim somos nós, exatamente como meu cachorro. Somos vira-latas no amor. Mesmo com a segurança do lar, tememos voltar para as ruas. Mesmo tendo ração no pote e carinho na barriga, temos a impressão de que a qualquer momento alguém vai tocar o interfone do coração dela e invadir o território que era só seu.
Assim faz o ciumento, antecipa o toque. Acha que qualquer barulho é o do interfone e entra em desespero. Controla as chamadas, as mensagens, os emails, a vida. Desejo no outro um fantoche das suas vontades.
As vezes o toque do interfone é inevitável. As vezes, alguém tem mesmo que invadir o seu território e te tirar de lá, com os ossinhos e tudo.
O ciumento é como meu cachorro. Nem todo latido é preciso. Mas é preciso latir. Late porque gosta. Late porque tem ciúme. Late porque não me quer longe.
O ciumento quase nunca late sem sentido. Todo latido tem um fundo de verdade.

9 comentários:

Marcos André disse...

Sim yke, Sim! Com certeza somos vira-latas do amor! e o pior é q, em alguns casos, se no momento em q a campainha for tocada e a porta ficar aberta por um simples eskecimento, agente sai pra rua e até volta, mas só depois d termos encontrado o q fomos procurar...

António Corvo disse...

Tenho gostado muito da forma como você dá início, meio e fim às suas crõnicas! "Todo latido tem um fundo de verdade". Au.

Unknown disse...

HAHAHAHA, adorei!

Gabriela disse...

''O ciumento quase nunca late sem sentido. Todo latido tem um fundo de verdade.'' concordo plenamente !

Larissa disse...

Suas comparações são muito inteligentes !

Luisa Iachan disse...

gostei da comparação :)

www.sonhosfeitosdecrepom.blogspot.com

Unknown disse...

ahahahhaha, nossa nunca pensei dessa forma, otima comparação !

Helena W. Brandão disse...

AU AU!

George Luis disse...

Só li esse agora! E que maravilha de imagem o senhor construiu com as palavras. Tocou esse, hein!
Espetáculo de escritor!