segunda-feira, 9 de junho de 2008

Pra quê a gente fala - oi?

Vim andando pela rua hoje, encontrei uma pessoa conhecida e como de costume fiz um gesto com a cabeça e disse:
oi.
Ela respondeu:
oi.
E cada um seguiu seu rumo. E é isso que me traz aqui, que me faz fazer essa pergunta: Por quê a gente fala oi?
Antes que me crucifiquem e comecem a duvidar que meu Qi é acima de 5, eu explico. Não estou falando do 'oi' que precede o 'tudo bem?' e o desenrolar do diálogo. Estou falando daquele 'oi' que a gente fala quando encontra alguém na rua - geralmente a gente usa esse 'oi' solitário com os semi-conhecidos. Aliás, eu tenho um certo pânico de semi-conhecidos, mas isso é assunto pra outro dia...
Perguntei a uma amiga o por que da gente falar esse oi, e ela disse: - Ora, é um cumprimento. E eu expliquei que não era o 'oi' que precedia qualquer conversa, e sim, aquele 'oi' dito no meio da rua, geralmente na correria do dia-a-dia, e que, justamente, não precedia conversa nenhuma, era um 'oi' e só. E então ela sabiamente disse: - Ah! Ainda assim é um cumprimento. A essa minha amiga e a todos que como ela pensaram: “Puxa, que idiota!”, que fique claro, eu sei o que é um cumprimento. E eu não disse que não era um cumprimento, nem perguntei 'O que é?' e sim 'Pra que serve esse oi?'
É como se tivessemos uma necessidade de afirmar que conhecemos outras pessoas, como se tivessemos que mostrar pra todo mundo que falamos com a nossa lista do Orkut.
Cansado dessa mesmice, tô pensando em inovar. Agora quando ver alguém vou dizer: 'Como vai Galisteu?' ou então: 'Eu sou fã do SBT!

9 comentários:

Unknown disse...

Você como sempre suscitando discussões! Acho q vc mesmo explicou a razão do "Oi". É só pra dizer pra pessoa que tá no seu orkut que você a conhece. Mas nunca vai dizer "Xi, vi q vc terminou o namoro" ou "Vc engordou pra caralho, tira aquela foto de biquini do álbum!", porque não tem intimidade pra tanto.

Mas o "Oi" é a garantia dos votos em uma possível candidatura, ou no Big Brother. Porque certamente se você for chamado pra casa do BBB o tal semi-desconhecido vai espalhar pra todo mundo que era colado contigo!

Anônimo disse...

O panico de semi conehcidos vai dar um bom.

Anônimo disse...

texto mesmo.

Julia

Anônimo disse...

concordo com Gilberto..

Yke no BB9!!!
Não esqueça nós somos MEGA unidos e se ganhar o prêmio tb eh meu =D

NÃO SÉRIO, é só pra falar q vc conhece mesmo toda a sua lista do orkut, o q não quer dizer absolutamente nada sobre você e a pessoa. Só pra ambos saberem q possuem amigos em comum.

Unknown disse...

Hahaha, só você mesmo! Essas sua indagaçoes sobre assuntos que nos fazem refletir e perceber que não faz sentido nenhum e muuito bom! =)
Adoreei agora vai cumprimentar a base de 'Fantasia no ar', ahhaha, to rindo muito!

beeeijoos ;*

Giulia disse...

Ah, li o texto crente que você viria com uma explicação plausível para o tál Oi e fiquei na merda ¬¬
E ainda por cima me manda essa de SOU Fà DO SBT que me traumatizaram FOR EVER devido as minhas noites sem dormir em que ouvia isso sempre seguido da felicidade de ganhar 50 reais ¬¬

hahahaha OI !

Stella Melgaço disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Stella Melgaço disse...

tbm tenho pânico de semi-conhecidos!

Giovanna Selo disse...

nao leva nem maionese??? q estranho