quarta-feira, 16 de abril de 2008

Fica ligado que o Chefe tá de olho!

Um em cada cinco executivos busca informações sobre candidatos. Cerca de 60% deles admitem que esses dados influenciam na contratação.

As empresas contam cada vez mais com a internet antes de contratar novos funcionários - Orkut, blogs e buscas podem funcionar como aliados na hora de descobrir aquilo que o candidato não divulga. Um estudo da empresa de rede social para profissionais Viadeo indica que um em cada cinco executivos procura na web informações sobre pessoas que participam de processos seletivos; 59% desses tomadores de decisão admitem que esses dados influenciam na hora de contratar.

De acordo com o site de tecnologia "ZDNet", que teve acesso ao relatório, 25% dos funcionários da área de recursos humanos já rejeitaram candidatos com base em informações divulgadas on-line. Por outro lado, os internautas continuam ignorando esse tipo de banco de dados, divulgando em sites de relacionamento, blogs ou outras páginas informações que podem prejudicá-los na hora de conseguir um emprego.

O estudo também indica que, em 13% dos casos, o RH optou por contratar pessoas depois de encontrar na internet informações positivas a seu respeito -- isso inclui conquistas ainda desconhecidas para os contratantes e também habilidades demonstradas em sites que haviam sido omitidas durante entrevistas.

"A popularização de ferramentas de busca, como o Google, significa que empregadores em potencial estão a apenas alguns cliques de informações sobre você", afirmou Peter Cunningham, gerente da Viadeo no Reino Unido, ao "ZDNet". Para chegar aos resultados, a pesquisa fez mais de 2,6 mil entrevistas via internet.
Fonte: G1

É meus queridos leitores, a internet deixou a algum tempo de ser um 'mundo virtual' e está cada vez mais se tornando real. Enquanto uns dirão 'Oba!', outros ficarão tristes com a idéia. É cada um com seu cada um, né?

Nenhum comentário: