sexta-feira, 14 de março de 2008

Como anda a sua fé?

No brasil, as religiões com mais seguidores são: Catolicismo, com cerca de 70% da população e o Protestantismo, com cerca de 15% da população. Ateus compõem cerca de 7% da população, mas esses numeros vem mudando muito ultimamente, em 20 anos (1980 - 2000) o numero de seguidores da igreja católica caiu quase 20%, enquanto o numero de protestantes dobrou!

A grande maioria das religiões ensina aos seus seguidores a fazer o bem, e a viver em harmonia, mas ao mesmo tempo que ensina valores, a igreja torna muitas pessoas dependentes, e em alguns casos até mesmo impotentes! A igreja age como um psicólogo invisível, ouvindo (as vezes nem isso), e o pior, tirando o dinheiro dos 'fiéis' que sofreram verdadeiras lavagens cerebrais.

É claro, a igreja construiu muitos dos pilares que sustentam a nossa sociedade até hoje, mas os contras ja estão superando os prós a muito tempo. A igreja engana, mente, rouba, faz parceria com políticos... O que era pra ser o elo entre você e ´´Deus`` tornou-se uma ferramenta de manipulação, mais uma maneira de explorar as massas.

Eu, particularmente, sou contra qualquer religião, e eu fico impressionado com pessoas que seguem com a sua fé intacta, mesmo depois dos pastores da igreja universal serem flagrados em video ensinando como arecadar mais dinheiro; dinheiro esse usado em viagens recreativas em grupos de mais de 100 pessoas, e em estadias em hoteis cinco estrelas, mas ainda pior é o caso do padres católicos que abusam sexualmente de mulheres e crianças:
"O papa Bento XVI, ex-chefe da Congregação da Doutrina da Fé – órgão do Vaticano encarregado de investigar as denúncias de abuso sexual na Igreja –, despachou para o Brasil, em setembro, uma comissão para investigar o que ocorre longe das vistas dos fiéis. O quadro encontrado pelos representantes da Santa Sé não é nada animador. (...) O trabalho realizado pelos enviados do Vaticano é guardado como segredo de confessionário. (...) Um dos capítulos desse estudo trata especificamente das relações de padres e seminaristas com a questão sexual. O documento registra que cerca de 1,7 mil padres – 10% do total – no País estão envolvidos em casos de má conduta sexual, o que inclui abuso sexual contra crianças e também contra mulheres." Afirma um dos artigos da revista ISTOÉ (16/11/2005)!

Num dos primeiros posts do blog o Yke menciona: "Certa vez, numa conversa dessas que se tem em qualquer lugar, com qualquer pessoa, um desses papo de ‘meia-tigela’ me chamou a atenção." essa pessoa qualquer seria eu, e o papo de meia tigela seria a incapacidade do ser humano ao imaginar a morte como o simples 'fim da vida'... Com isso eu quero dizer que é dificil não acreditar em alguem dizendo que pode tornar a sua vida melhor de alguma forma, que pode te tornar um ser humano melhor... É por isso que se criam as idéias de um "Criador" ou de um ser supremo - todo poderoso, etc... Ninguem suporta a idéia de estar sosinho, mas a solidão é uma condição humana!

Se ainda assim você optar pelo Catolicismo, pelo Protestantismo, ou por qualquer outra religião, reze, converse com o(s) seu(s) Deus(es). Mas não se desfaça das suas conquistas, muito menos se prive de sensações e experiençias apenas pela Igreja dizer ser pecado! Lembre-se que você é livre, e que (na maioria das vezes) julgar sem experimentar é preconceito!

Percentagem da distribuição das religiões no Brasil
(Dados do IBGE):

Veja também:

Wiki - Informações sobre as religões do Brasil na Wikipédia

Confissões obscenas - O artigo completo da ISTOÉ que revela o diário de um padre pedófilo

Entre nós... - Post em que Yke menciona uma das nossas conversas de "meia-tigela"

Youtube - Matéria da Rede Globo que mostra Edir Macedo ensinando as táticas para arecadar dinheiro dos fiéis

(Eduardo Araújo)

2 comentários:

Yke Leon disse...

Eduardo!
Sua qualidade como escritor é duvidosa, mas você é sem dúvidas um ótimo comediante! hahahaha tá, sacanagem.

Como esse post é complemento do outro, só tenho a acrescentar e deixar claro que não sou contra nenhuma religião, sou contra doutrinas religiosas.
A pessoa pode se alienar se quiser e achar necessário, mas se privar de qualquer coisa, e/ou discriminar outrem por determinação da Igreja, é preconceituoso e nada humanitário.

As pessoas tem que aprender primeiro a se amar, pra depois amarem uns aos outros, como nosso amigo Jesus nos ensinou...

Unknown disse...

Bom vc é engraçado com seu comentarios! o Yke e suas ideis revolucionaris religiosas ainda vou te levar no bezerra! a espiritualidade vai te conquistar! hahaa
Esse blog está muito bom, vcs dois estão muito bem! Meus parabéns!
daqui a pouco to de volta!haha


beeeijão ;*